61 3217-6651 / 3217-6647 / 3217-6646 esmaf@trf1.jus.br
Acessar

Sinemaf: projeto da Esmaf em parceria com CJF é finalista em prêmio de inovação

Sinemaf: projeto da Esmaf em parceria com CJF é finalista em prêmio de inovação

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) são finalistas no Prêmio de Inovação J.Ex, edição 2025, na categoria “Escolas Judiciais”, com o Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal (Sinemaf) – plataforma colaborativa para gestão e cooperação estratégica que agrega cursos. A escolha do vencedor será feita por um júri técnico.

Criado para reunir, em um único ambiente digital, os cursos e eventos promovidos pelo CEJ/CJF e pelas seis Escolas da Magistratura Federal, o sistema representa um marco na modernização e integração institucional, facilita o compartilhamento de oportunidades de aprendizagem e promove o uso eficiente dos recursos públicos.

Desenvolvimento colaborativo – O projeto, de autoria do Ministro Luis Felipe Salomão, Diretor de Centro de Estudos Judiciários/CJF, do Desembargador Federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, Diretor da ESMAF e dos Juízes auxiliares Vânila Cardoso de Moraes (CEJ/CJF) e Hugo Abas Frazão (Esmaf), nasceu por meio do Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), que integra a estrutura do CEJ, ao identificar a necessidade de promover cooperação estruturada, planejamento estratégico e eficiência na formação judicial.

A estrutura garante que magistradas (os) e servidoras (es) acompanhem cursos e eventos de forma prática e integrada, fortalecendo o aprendizado coletivo e a inclusão digital. Também viabiliza o compartilhamento entre unidades, evitando sobreposições de atividades e promovendo sinergia entre as Regiões. Ao reunir formações e experiências em um só espaço, o sistema estimula a troca de saberes e o sentimento de pertencimento à comunidade da Justiça Federal.

Sobre o prêmio – O Prêmio de Inovação J.Ex busca reconhecer iniciativas que transformam o ecossistema de Justiça por meio da tecnologia, da criatividade e da gestão participativa. Em sua 6ª edição, a premiação contempla as categorias Inovação Tecnológica, Inovação na Gestão, Laboratórios de Inovação, Inovação Social e Escolas Judiciais, além de destacar lideranças e executivas(os) que promovem mudanças positivas no setor público.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de novembro, em Brasília/DF.

A lista completa de finalistas pode ser consultada no site oficial do evento.

 

FM, com informações do CJF.