61 3217-6651 / 3217-6647 / 3217-6646 esmaf@trf1.jus.br
Acessar

03 de Dezembro de 2025

Projeto da Esmaf em parceria com CJF conquista primeiro lugar em prêmio de inovação

Projeto da Esmaf em parceria com CJF conquista primeiro lugar em prêmio de inovação

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) alcança destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio de Inovação Justiça Exponencial (J.Ex) 2025. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última terça-feira, 25 de novembro, no Dunas Hall, em Brasília/DF.

A vitória na categoria “Escolas de Magistratura e Judiciais” foi resultado da parceria estratégica entre a Esmaf e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF). As instituições foram premiadas pelo desenvolvimento e implementação do Sinemaf (Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal), plataforma que unifica e moderniza a gestão educacional no âmbito da Justiça Federal.

O resultado é fruto do trabalho articulado entre o diretor da Esmaf, desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira, e o corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Luis Felipe Salomão (STJ). A conquista evidencia o papel decisivo da cooperação institucional para aprimorar a formação jurídica e fortalecer o ecossistema educacional do Poder Judiciário.

A fase de testes e homologação do sistema contou com a coordenação técnica de três magistrados, em conjunto com as equipes da Esmaf e do CEJ: a juíza federal Vanila Cardoso André de Moraes, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal; o juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador de Gestão e Relacionamento Institucional da Esmaf, e o juiz federal Otávio Henrique Martins Port, também Auxiliar da Corregedoria-Geral.No plano administrativo, a organização das equipes de trabalho ficou a cargo da secretária executiva do CEJ, Maria Amélia Mazzola, e da secretária executiva da Esmaf, Gabriela Artiaga, em atuação coordenada que possibilitou o alinhamento dos fluxos operacionais das duas instituições. O trabalho foi reforçado pela orientação do pedagogo do STJ Fernando Assis Alves que contribuiu para definir a melhor forma de integrar eventos e atividades formativas.
 

Funcionalidades e impacto do Sinemaf

O Sinemaf é uma plataforma colaborativa concebida para centralizar, em único ambiente digital, a gestão e a oferta de cursos das Escolas da Magistratura Federal. Criado no âmbito do Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), o sistema se destaca por dois eixos estruturantes: o Espaço Collab e o Calendário Sync.

1. Espaço Collab

Ambiente que permite às Escolas de Justiça Federal planejarem suas atividades de forma cooperativa, evitando choques de agenda e facilitando a realização compartilhada de cursos. O módulo viabiliza o rateio de custos entre diferentes Escolas, promovendo economia orçamentária e otimização do uso de recursos públicos.

2. Calendário Sync

Ferramenta que sincroniza, em um calendário unificado, todas as atividades formativas promovidas pelas seis Escolas da Magistratura Federal, pelo CEJ e pela Ajufe. A funcionalidade permite aos usuários:

• visualizar, mês a mês, o que cada instituição oferece
• identificar cursos com inscrições abertas e número de vagas disponíveis
• ampliar o compartilhamento de vagas entre regiões
• mapear temas de formação e lacunas de conteúdo

 

Inteligência de dados e suporte tecnológico

Além das funcionalidades operacionais, o Sinemaf disponibiliza relatórios gerenciais que permitem visualizar o plano nacional de formações e identificar tendências e necessidades orçamentárias das Escolas.

A robustez tecnológica do sistema foi assegurada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho da Justiça Federal (STI/CJF), chefiada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Charles Fernando Alves. A equipe garantiu que a plataforma fosse desenvolvida com protocolos rigorosos de segurança cibernética, padrões de acessibilidade digital e arquitetura responsiva, permitindo acesso intuitivo a partir de qualquer dispositivo.

A plataforma está preparada para evoluir. A próxima atualização prevê a implementação de inscrição unificada diretamente no portal, bem como a emissão de certificados pela própria ferramenta, centralizando todo o ciclo acadêmico no Sinemaf.

O sistema pode ser acessado em: sinemaf.cjf.jus.br

Trajetória de excelência


Esta é a segunda vez consecutiva que a Esmaf conquista o primeiro lugar no Prêmio J.Ex. Em 2024, a Escola venceu na mesma categoria com um projeto que utilizava Inteligência Artificial aplicada à Conciliação Antecipada para acelerar a tramitação de processos nos Juizados Especiais Federais.

A premiação reafirma o compromisso da Esmaf/TRF1 com a excelência acadêmica e com a entrega de soluções inovadoras que modernizam e fortalecem o sistema de Justiça.

Sobre o Prêmio


O Prêmio de Inovação Justiça Exponencial, atualmente em sua 6ª edição, é reconhecido como uma das principais premiações do sistema de justiça brasileiro. O objetivo é identificar e incentivar iniciativas que promovam tecnologia, criatividade e melhoria da gestão nos tribunais e instituições judiciais.

Leia também no portal do TRF1:

25/11/2025 – Sinemaf: projeto da Esmaf em parceria com CJF é finalista em prêmio de inovação

Fonte: Esmaf, com adaptações AL/Ascom-TRF1.

 

 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região