Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) alcança destaque nacional ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio de Inovação Justiça Exponencial (J.Ex) 2025. A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última terça-feira, 25 de novembro, no Dunas Hall, em Brasília/DF.
A vitória na categoria “Escolas de Magistratura e Judiciais” foi resultado da parceria estratégica entre a Esmaf e o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF). As instituições foram premiadas pelo desenvolvimento e implementação do Sinemaf (Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal), plataforma que unifica e moderniza a gestão educacional no âmbito da Justiça Federal.
O resultado é fruto do trabalho articulado entre o diretor da Esmaf, desembargador federal Jamil de Jesus Oliveira, e o corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Luis Felipe Salomão (STJ). A conquista evidencia o papel decisivo da cooperação institucional para aprimorar a formação jurídica e fortalecer o ecossistema educacional do Poder Judiciário.A fase de testes e homologação do sistema contou com a coordenação técnica de três magistrados, em conjunto com as equipes da Esmaf e do CEJ: a juíza federal Vanila Cardoso André de Moraes, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal; o juiz federal Hugo Abas Frazão, coordenador de Gestão e Relacionamento Institucional da Esmaf, e o juiz federal Otávio Henrique Martins Port, também Auxiliar da Corregedoria-Geral.No plano administrativo, a organização das equipes de trabalho ficou a cargo da secretária executiva do CEJ, Maria Amélia Mazzola, e da secretária executiva da Esmaf, Gabriela Artiaga, em atuação coordenada que possibilitou o alinhamento dos fluxos operacionais das duas instituições. O trabalho foi reforçado pela orientação do pedagogo do STJ Fernando Assis Alves que contribuiu para definir a melhor forma de integrar eventos e atividades formativas.
Funcionalidades e impacto do Sinemaf
O Sinemaf é uma plataforma colaborativa concebida para centralizar, em único ambiente digital, a gestão e a oferta de cursos das Escolas da Magistratura Federal. Criado no âmbito do Conselho das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf), o sistema se destaca por dois eixos estruturantes: o Espaço Collab e o Calendário Sync.
1. Espaço Collab
Ambiente que permite às Escolas de Justiça Federal planejarem suas atividades de forma cooperativa, evitando choques de agenda e facilitando a realização compartilhada de cursos. O módulo viabiliza o rateio de custos entre diferentes Escolas, promovendo economia orçamentária e otimização do uso de recursos públicos.
2. Calendário Sync
Ferramenta que sincroniza, em um calendário unificado, todas as atividades formativas promovidas pelas seis Escolas da Magistratura Federal, pelo CEJ e pela Ajufe. A funcionalidade permite aos usuários:
• visualizar, mês a mês, o que cada instituição oferece
• identificar cursos com inscrições abertas e número de vagas disponíveis
• ampliar o compartilhamento de vagas entre regiões
• mapear temas de formação e lacunas de conteúdo
Inteligência de dados e suporte tecnológico
Além das funcionalidades operacionais, o Sinemaf disponibiliza relatórios gerenciais que permitem visualizar o plano nacional de formações e identificar tendências e necessidades orçamentárias das Escolas.
A robustez tecnológica do sistema foi assegurada pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho da Justiça Federal (STI/CJF), chefiada pelo secretário de Tecnologia da Informação, Charles Fernando Alves. A equipe garantiu que a plataforma fosse desenvolvida com protocolos rigorosos de segurança cibernética, padrões de acessibilidade digital e arquitetura responsiva, permitindo acesso intuitivo a partir de qualquer dispositivo.
A plataforma está preparada para evoluir. A próxima atualização prevê a implementação de inscrição unificada diretamente no portal, bem como a emissão de certificados pela própria ferramenta, centralizando todo o ciclo acadêmico no Sinemaf.
O sistema pode ser acessado em: sinemaf.cjf.jus.brTrajetória de excelência
Esta é a segunda vez consecutiva que a Esmaf conquista o primeiro lugar no Prêmio J.Ex. Em 2024, a Escola venceu na mesma categoria com um projeto que utilizava Inteligência Artificial aplicada à Conciliação Antecipada para acelerar a tramitação de processos nos Juizados Especiais Federais.
Sobre o Prêmio
O Prêmio de Inovação Justiça Exponencial, atualmente em sua 6ª edição, é reconhecido como uma das principais premiações do sistema de justiça brasileiro. O objetivo é identificar e incentivar iniciativas que promovam tecnologia, criatividade e melhoria da gestão nos tribunais e instituições judiciais.
Leia também no portal do TRF1:
25/11/2025 – Sinemaf: projeto da Esmaf em parceria com CJF é finalista em prêmio de inovação
Fonte: Esmaf, com adaptações AL/Ascom-TRF1.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região